sábado, 4 de maio de 2013

Pele de pêssego

   


    É extremamente importante que, desde nova, você comece a tratar sua pele com o respeito que ela merece. A pele não é apenas algo que segura seus ossos e músculos no lugar; é muito mais complexa que isso! A pele é um reflexo da saúde como um todo. Se você não estiver saudável, ela também não terá uma aparência sadia. Você precisa comer adequadamente e alimentar sua pele com vitaminas e nutrientes adequados. 
A superfície da pele fica inacreditavelmente suja durante o dia. Não é somente trabalhando uma mina de carvão que você irá receber sujeira e poluição do ambiente. Mas, além da sujeira que recebe, você mesma produz uma boa quantidade dela. Essa sujeira é menos óbvia, mas vem na forma de transpiração e oleosidade produzida por suas glândulas sebáceas.
   
                                                  

                                 A temida espinha 

    A acne vulgar não é apenas uma espinha, é uma colônia inteira delas, que pode cobrir seu rosto, os ombros e as costas. Na verdade, a acne é uma doença hereditária, que pode ocasionar cicatrizes se não for tratada. Contudo, existem vários tratamentos, e os melhores necessitam de prescrição de um médico, que também pode te aconselhar sobre as melhores dietas para combater a acne. 

Um cravo preto: Se o folículo estiver aberto, a oleosidade retida será exposta ao ar, que a torna preta. É assim que o cravo é formado. Todo mundo tem cravos, que somente são visíveis quando a oleosidade é muito grande. Quando um deles infecciona, transformando-se em espinha, normalmente com pus. 

Um cravo normal: Se forma da esma maneira que o cravo preto, só que é coberto por células mortas. Como o ar não atinge a oleosidade, ele não fica preto. 

Você precisa cuidar corretamente da sua pele, por questão de saúde e de vaidade também. Você não quer que a sua pele fique assim, né? 




Tipos de pele

   Para reduzir o número de espinhas, tente identificar seu tipo de pele, para poder cuidar dela adequadamente. Existem muitos tipos de pele, mas, de modo geral, enquadram-se em 3 categorias:

Oleosa: A pele oleosa é mais propensa a apresentar cravos e espinhas, devido às glândulas sebáceas hiperativas. Mantenha a pele o mais limpa possível, lavando-a com regularidade ou sempre que começar a senti-la oleosa. Utilize um adstringente após limpá-la. 
Seca: Quem tem a pele seca costuma senti-la repuxada, principalmente após lavá-la. Esse tipo de pele descasca muito facilmente. Em vez de sabonete normal, que geralmente resena todos os tipos de pele, é essencial utilizar um sabonete com hidratante à vontade. 
Mista: Esse é o tipo de pele mais comum. Ela é oleosa na testa, no nariz e no queixo (na zona T) e seca nas bochechas. É aconselhável lavar o rosto com sabonete para a face, passar adstringente nas partes oleosas e em seguida um creme hidratante. 

Cuide da sua pele!




Nenhum comentário:

Postar um comentário